quinta-feira, 2 de outubro de 2014

bullying

BULLYING – Como diminuir a violência escolar?

A direção da Escola Municipal Joaquim Giraldi trabalhou toda sua equipe para diminuir a violência física, verbal, cibernética e psicológica no ambiente escolar

A Escola Municipal Joaquim Giraldi realizou um trabalho de conscientização da violência escolar junto aos pais, alunos, professores, secretários e funcionários ministrando palestras sobre o Bullying e apontando a todos o problema sério que está atrapalhando o rendimento escolar e também prejudicando a formação da personalidade da criança. Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - tirano ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. O bullying é uma ameaça depreciativa e perversa que se alastra rapidamente. O poder de agressão se amplia deixando a vítima acuada, dentro ou fora da escola. E o pior: sem defesa. A legislação jurídica do estado de São Paulo define bullying como atitudes de violência física ou psicológica, que ocorrem sem motivação evidente praticadas contra pessoas com o objetivo de intimidá-las ou agredí-las, causando dor e angústia. O bullying escolar causa danos terríveis às crianças, podendo chegar ao suicídio. Este trabalho realizado em âmbito escolar requer de todos os envolvidos diretamente com o aluno uma atenção especial, pois o aluno precisa aprender a lidar com a própria imagem; este é o primeiro passo. Na idade de 10 aos 12 anos a criança esta buscando sua referencia, sua identidade no convívio social, ao contrário da educação e valores que tinha recebido em casa. É a época de lidar com sua própria imagem. É nesta fase que a criança ou adolescente precisa de boas companhias e bons exemplos a seguir...pais, amigos, professores, namorados...E foi pensando nisto que a realizamos este trabalho de conscientização de todos, pois os educadores precisam repensar no seu papel: escola é uma instituição formadora de conhecimentos e a família é uma instituição afetiva, devendo amar e ensinar valores e limites. No entanto uma caminha com a outra seguindo sempre a mesma direção. Neste contexto, é preciso lembrar também, a influência exercida pelos meios de comunicação social, onde a intermediação enquanto formadores de opinião adquirem especial significado em vista da visibilidade e nível alcançado. Com base nisto, as soluções têm de ser tomadas e a escola como instituição formadora se preocupa com isso. O bullying não ocorre quando o indivíduo se sente protegido pela turma, amigo, família, ou alguém que lhe oferece atenção, amor, confiança, respeito...



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